Telemetria: Tudo que Você Precisa Saber!
A telemetria tem se tornado uma grande aliada nas operações de campo de qualquer empresa, pois possibilita às empresas ganhos de produtividade, redução de custos, melhoria da segurança no trabalho e maior controle operacional.
Essa tecnologia permite a transmissão remota de dados, recurso primordial para acompanhar a exigência do mercado móvel, se tornando um fator estratégico para a sobrevivência em um mercado cada dia mais competitivo.
O que é Telemetria?
A palavra telemetria se originou a partir do grego tele, que significa “remoto”, e metron, que quer dizer “medida”. Assim, telemetria nada mais é que um sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância.
No caso de veículos, a telemetria pode ser utilizada para acompanhar e saber como está a operação dos veículos, o estado da frota, o consumo de combustível, a condução do motorista, entre outros.
Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em máquinas, equipamentos e veículos coletando diversas informações, que são transmitidas para um software que tem como principal função decodificar estes dados, tornando assim mais efetiva a gestão das operações de campo das empresas.
O que a Telemetria Faz?
A tecnologia da telemetria permite que cada detalhe sobre um veículo seja acompanhado, desde o consumo de combustível até parâmetros complexos que permitem a detecção de falhas. Diversas empresas que trabalham com transporte de pessoas ou de cargas, frotistas e até mesmo empresas que possuem muitos carros, utilizam essa tecnologia.
A telemetria possui várias funções. Mas, dentre as principais, pode-se destacar:
- Acompanhamento da localização do veículo;
- Monitoramento da performance;
- Acompanhamento do consumo de combustível;
- Criação de um histórico de cada veículo.
Como Funciona a Telemetria?
A telemetria é uma tecnologia de comunicação automatizada que faz uso de recursos para fazer medições e coleta de dados para transmiti-los a um receptor que fará o processamento das informações e o devido monitoramento.
Telemetria Analógica X Telemetria Digital
Com a diversificação e evolução das tecnologias dos equipamentos e veículos, a telemetria também teve de se adequar a diversas necessidades. Com isso, hoje temos em funcionamento no mercado duas maneiras de coletar dados: analógica ou digital.
Telemetria Analógica
A leitura analógica é feita através da instalação de um sensor no cabo RPM do veículo. O cálculo do valor do conta giros é feito através dos pulsos enviados pelo sensor, ocorrendo o mesmo para o hodômetro, horímetro, etc, sendo necessário realizar uma calibração veículo por veículo.
Telemetria Digital
A telemetria digital é feita através da ligação do equipamento de medição na central eletrônica do veículo, nos modelos que possuem este equipamento.
A grande vantagem da telemetria digital é o fornecimento de informações mais seguras e precisas. Com essa tecnologia, é possível coletar dados do hodômetro, RPM, consumo de combustível, velocidade, frenagem, aceleração e muito mais.
As informações coletadas são consolidadas no equipamento embarcado no veículo, que transmite esses dados para a central de monitoramento que, geralmente, fica na própria empresa.
Os Benefícios da Telemetria
Há uma série de benefícios que a telemetria veicular traz para a gestão de frotas. Do aumento da segurança até contribuição com o meio ambiente, passando por redução de custos, conservação do patrimônio e otimização de rotas.
Os sistemas por telemetria veicular possibilitam monitorar padrões de dirigibilidade que devem ser seguidos pelos motoristas. Outra possibilidade é o rastreamento por meio do monitoramento da rota.
A telemetria não é uma tecnologia nova e já é bem popular em soluções de Gestão de Frotas, onde é utilizada para medir todos os parâmetros do veículo e do condutor para que os gestores saibam onde pode ser melhorado. Confira abaixo os principais benefícios desta tecnologia:
- Mais Segurança: o uso da telemetria traz dados certos e confiáveis para melhorar a tomada de decisão na empresa sobre seus ativos;
- Redução de Custos: com dados precisos, é possível entender se alguma etapa do processo está gerando desperdício e corrigi-lo;
- Otimização da Produção: mais segurança e redução de custos é sinônimo de produção otimizada e de mais lucros para o negócio.
Onde a Telemetria Pode Ser Aplicada?
A telemetria pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de produção ou setor. Seja qual for o seu negócio, o uso da telemetria hoje é fundamental para otimizar processos e as decisões de negócio. As tomadas de decisão estratégicas baseadas em dados permitem que você gerencie toda a organização com eficiência e com a tranquilidade de ter em mãos dados seguros e confiáveis.
Soluções Inlog
A Inlog disponibiliza soluções em hardware e software que utilizam a tecnologia da telemetria para trazer mais resultados para suas operações.
Consulte nosso time comercial para saber como nós podemos te ajudar a ter melhores resultados.